Pode ser uma coisa básica, mas ser capaz de calibrar os pneus de sua bicicleta é uma habilidade essencial para qualquer ciclista.
Muitos de vocês já saberão como fazer isso, mas para aqueles que não sabem, os diferentes tipos de válvulas, bombas e, mais importante, que pressão para bombear seu pneu pode ser um pouco avassaladora. Deixe-nos guiá-lo através do processo.
O calibramento de seus pneus é um trabalho rápido que pode facilmente melhorar seu prazer durante a pilotagem. A pressão errada do pneu afetará negativamente a maneira como sua motocicleta anda e também pode tornar sua moto mais propensa a furos.
Como meu pneu segura o ar?
Se você nunca reparou um furo antes, você pode não ter considerado como seus pneus seguram o ar dentro.
A grande maioria das bicicletas utilizará uma câmara de ar interna. Esta é uma câmara hermética em forma de donut que fica dentro do pneu, com uma válvula para bombeá-lo que você vê do lado de fora.
O pneu, quando inflado pela câmara, é o que agarra o chão e fornece proteção contra furos.
Você já deve ter ouvido falar de pneus sem câmara, que renunciam a uma câmara e usam um aro e pneu especial para vedar o ar sem a necessidade de uma câmara. Estes normalmente requerem um selante sem câmara no interior, que é um líquido que tapa qualquer ponto onde o ar esteja escapando.
Pneus sem câmara são mais comumente encontrados em bicicletas de montanha, mas a tecnologia está migrando para bicicletas de estrada.
Pressão dos pneus
Rodar seus pneus a uma pressão muito alta ou muito baixa pode ser potencialmente perigoso, além de ter um impacto negativo no manuseio de sua moto.
Discutiremos mais tarde qual é a pressão correta, mas no momento vamos olhar para possíveis problemas.
Se você manejar seus pneus a uma pressão muito baixa, o pneu pode se desgastar prematuramente. A flexão excessiva no flanco pode levar à rachadura da carcaça e o pneu se torna frágil. Isto pode eventualmente levar a um estouro.
Pressões excessivamente baixas também aumentam sua suscetibilidade a furos e podem até resultar em seus pneus literalmente rolarem para fora da jante se você curvar a velocidade (a pressão no interior é o que mantém seu pneu na jante).
Por outro lado, uma pressão muito alta pode resultar no rebentamento do pneu da jante com conseqüências explosivas. Essa pressão também pode apertar a roda porque se ela for muito alta, a força de compressão sobre a roda pode ser muito alta.
Qual deve ser a pressão (psi) dos meus pneus de bicicleta?
A pressão correta dos pneus talvez seja um dos assuntos mais polêmicos, mas definitivamente existem algumas diretrizes que você pode usar.
Como regra geral, seu pneu deve ser sólido o suficiente para evitar que o pneu baixe até o aro, embora seja compatível o suficiente para proporcionar alguma suspensão. Afinal de contas, a beleza de um pneu pneumático é que você não precisa ter um passeio duríssimo com osso.
A maioria dos pneus terá uma classificação de pressão mínima e máxima impressa na lateral. É aconselhável não ir abaixo ou acima desses limites porque os fabricantes os especificaram por uma razão. Claro, isso significa que ainda há muito espaço para brincar com a pressão e o que funciona para você.
Tração
Para as bicicletas de montanha, o problema é relativamente mais fácil, com o objetivo habitual de melhorar a tração, as curvas e a absorção de choques.
Como regra geral, os ciclistas tentam correr a pressão mais baixa possível sem ter uma pressão tão suave que o pneu sofra sob carga em curva ou se desvie o suficiente para que ocorram danos no aro.
Resistência ao rolamento
Para bicicletas de estrada torna-se um pouco mais complicado porque junto com a tração e o conforto, a resistência ao rolamento (quão eficientemente um pneu rola) também é uma consideração importante.
Ao contrário do que muitos supõem, a nova escola de pensamento parece sugerir que mais duro não é necessariamente mais rápido.
Em todas as superfícies, exceto na mais lisa, um pneu duro não terá tanta suspensão, e em vez de o pneu ser capaz de desviar e se conformar com irregularidades – mantendo a moto em movimento – você será impulsionado pra cima.
Em todas as superfícies, exceto a mais lisa, a pressão dos pneus mais macia pode proporcionar mais conforto e ser mais eficiente. A pesquisa mais abrangente sobre isto foi feita por Frank Berto, que elaborou um gráfico da pressão dos pneus.
Este teste determinou que uma queda de 20% dos pneus (a quantidade que o pneu comprime quando a carga é aplicada, medida pela altura do solo até o aro) foi o equilíbrio ideal.
A propósito, alguns fabricantes recomendam um nível semelhante de queda de pneu, embora a figura esteja aberta a algum debate.
Este valor fornece um bom ponto de partida para experimentar as pressões dos pneus. É preciso analisar a carga individual da roda – ou seja, o seu peso e de sua bike em cada roda (40% dianteira / 60% traseira é um bom ponto de partida) – e calcular a pressão para cada roda de acordo.