A sublimação é uma técnica cada vez mais utilizadas para a aplicação de frases, desenhos, nomes e imagens em camisetas. Ela possui diversas vantagens tanto para quem faz quanto para quem usa.
Mas, para que ela seja perfeita, é preciso utilizar o tipo de tecido certo.
Tipos de tecidos para sublimação
Quem trabalha com sublimação de camisetas deve saber quais são os tecidos mais adequados. É muito importante que no final o tecido não tenha nenhuma falha e nem prejuízos. Na sublimação, existem vários tecidos que podem ser utilizados para a aplicação.
Mas, além do tecido, também é importante ter em mãos uma boa impressora, o papel adequado e tintas para sublimação de qualidade. Todos esses elementos ajudam a garantir que no final, a camiseta esteja a mais perfeita possível, com desenhos detalhados para uma maior durabilidade.
Os tecidos mais adequados são os que possuem em sua composição fibras sintéticas de poliamida ou poliéster. Assim, dentre dos mais utilizados estão os de poliéster com elastano, poliéster com algodão, lycra de poliéster e poliéster com viscose.
Esses tecidos feitos de fibras sintéticas possuem maior resistência, podem ser lavados com mais facilidade e dificilmente ficam amassados. Porém, eles também podem ser facilmente queimados, se a temperatura e a pressão não estiverem no nível certo.
Os tecidos para sublimação são divididos em categorias, conforme a porcentagem de poliéster na composição. Quanto mais alta é a porcentagem do material sintético, melhor ficará a imagem estampada.
Eles podem ser:
PA de poliéster e algodão – ele apresenta 67% de poliéster e 33% de algodão, que proporcionam uma qualidade mais moderada para a estampa;
PP de 100% de poliéster – ele é melhor para a técnica de sublimação, pois a aplicação é mais intensa, com a estampa nitidamente visível;
PV de poliéster e viscose – ele normalmente apresenta 67% de poliéster e 33% de viscose, que proporcionam uma qualidade mais moderada para a estampa;
PET de poliéster e algodão 50% – ele é confeccionado por meio da reciclagem de garrafas PET, que proporciona uma qualidade mais baixa para a estampa;
PA de poliéster e algodão 50% – ele é composto de metade de poliéster com metade de algodão, que proporciona uma qualidade mais baixa para a estampa.
Sublimação em camisetas esportivas
Quando se trata de camisetas esportivas, o tecido precisa ter algumas características específicas, pois ele deve ser adequado para as atividades físicas. O tecido mais adequado para práticas esportivas e que também é o melhor para a sublimação é o dry fit.
O dry fit é composto pelo poliéster, poliamida e elastano, que combinados criam um tecido de maior leveza, flexibilidade e conforto. Ele apresenta uma maior durabilidade, é mais fácil de lavar, seca mais rápido e mantém as cores vivas por mais tempo.
Pensando em investir em camisetas sublimadas?
Se você ficou interessado e quer investir em camisetas sublimadas esportivas, entre em contato com a maior especialista em venda direta do país: a oficina do abadá. Entre em contato pelo WhatsApp e peça seu orçamento!