A bicicleta é um meio de transporte que pode ser usado para o lazer ou a trabalho – já que muitos a usam para fazer entregas diversas. Por isso, é muito importante que todas as peças da bike estejam funcionando corretamente, principalmente a parte de lubrificação.
Todo ciclista que se preze, deve estar atento aos cuidados básicos de manutenção da sua bike, bem como na lubrificação das peças e também na sua conservação. Veja como lubrificar a bike corretamente!
Importância de limpar e lubrificar a bike periodicamente
Além de conservar a bike por mais tempo, a limpeza e a lubrificação periódica impede que partículas de sujeira se acumulem nas partes internas da bicicleta, podendo afetar a lubrificação de outras peças e surgir os seguintes problemas nela:
- Corrente muito seca
- Peças que rangem muito ao pedalar a bike
- Acúmulo de poeira e sujeira em todo o exterior e interior da bicicleta
- Desgaste das peças, diminuindo assim o tempo de vida delas
- Lentidão na troca de marchas ou ineficiência na hora de engatá-las
Quais os lubrificantes certos para bike?
Dependendo do modelo de cada uma, existem os lubrificantes e outros produtos certos para serem usados nelas, garantindo assim a durabilidade da bike. Confira os principais lubrificantes para bicicletas:
-
- Lubrificante úmido – Wet Lube: é um tipo de lubrificante que mantém a sua umidade na bike, com uma consistência mais oleosa e ideal para os dias chuvosos – já que não sai da bike com facilidade (apenas se for removido intencionalmente). No entanto, ele impregna mais sujeira principalmente nos dias mais secos.
- Lubrificante com cera – Wax Lube: possui uma consistência mais seca e cerosa que além de lubrificar, mantém a corrente limpa. Deve ser aplicado e removido com mais frequência, justamente por ser mais seco. Em condições de chuva e lama ele não dura muito.
- Lubrificante seco – Dry Lube: é mais úmido durante a aplicação, mas deve-se esperar secar totalmente antes de pedalar. É feito de teflon ou politetrafluoretileno, que quando aplicado na forma mais líquida penetra profundamente nas partes móveis da bike, ativando uma proteção natural no elo da corrente. É ideal para quem anda muito em terrenos secos, mas deve ser aplicado constantemente.
- Longa distância: é um lubrificante úmido específico para quem pedala por longas distâncias, já que duram mais. É preciso limpar o sistema de transmissão com mais frequência, principalmente se você pedalar por solos secos e de muita poeira.
- Graxa: algumas peças da bike não podem ser lubrificadas com óleo do tipo spray, pois precisam de uma certa espessura, aderência e resistência ao calor. As graxas podem lubrificar os rolamentos de cubos, pedivelas, caixas de direção, rolamentos e buchas da suspensão traseira, bem como os parafusos, as blocagens e o canote.
- Desengraxante: é um produto ideal para remover a graxa, sujeira, a poeira e óleo da bike, limpando-a completamente e sem danificar as suas peças.
Como lubrificar a minha bike em casa?
Agora que sabemos quais os lubrificantes e produtos certos para serem usados, é hora de colocar a mão na massa e realizar a lubrificação em casa mesmo:
– Dê uma boa limpada na bike antes de começar a lubrificá-la, retirando sujeiras e lubrificantes velhos, principalmente nas correntes.
– Deve-se então aplicar o lubrificante na corrente, no movimento central, nas suspensões, nos pivôs de suspensão, nos condutores de cabos, nas roscas dos pedais e no canote de selim.
– Não é preciso aplicar lubrificante em excesso, pois as peças ficarão muito escorregadias.
– Os discos de freio, aros e as pastilhas não podem receber lubrificação.
– A aplicação do óleo lubrificante deve ser adequado ao clima e às condições que o ciclista pedala – em terrenos secos, úmidos ou mistos.
– A lubrificação deve ser aplicada de maneira periódica, caso o óleo seque ou a chuva lave-o nas peças da bike.
– O óleo de bike não precisa ser o mais caro do mercado, mas sim, aquele que se adapta perfeitamente à sua bicicleta, mantendo as peças lubrificadas.
– A forma de pedalar também influencia a durabilidade da lubrificação da bike, pois alguém que pedala de forma muito agressiva ou em terrenos irregulares, pode ter que limpar e aplicar o óleo lubrificante mais vezes do que o período recomendado.
– Use sempre o capacete, as luvas, os óculos, as roupas e os calçados adequados na hora de pedalar, prezando assim pela sua segurança e a de motoristas e outros ciclistas também.
Muitas pessoas usam a bike para trabalhar, deslocando-se por distâncias enormes todos os dias. Nesses casos, o desgaste da bicicleta tende a ser maior, pois ela estará sendo usada diariamente, sem folga.
Não só a lubrificação da bike deve ser observada quando se usa para o trabalho, mas também a limpeza e a manutenção dela, evitando que a bike o deixe na mão no meio do caminho, já pensou?