A atual crise do coronavírus significa que as pessoas devem permanecer em suas casas, a menos que façam viagens essenciais. Uma forma de exercício externo é permitida por dia, e isto inclui o ciclismo. Se você estiver andando de bicicleta pela primeira vez como resultado, ou retornando após uma longa pausa, estamos aqui para ajudá-lo e fornecer todas as informações necessárias.
Cada pessoa que você vê em uma bicicleta já foi um ciclista iniciante. Independente se foi quando tinham três anos de idade e andavam de bicicleta de equilíbrio ou bem mais de 40 e se aventuraram em um híbrido emprestado.
É compreensível que durante o primeiro ano de ciclismo, você possa se deparar com uma série de perguntas e tropeços. Mesmo aqueles que já andam de bicicleta há dez anos ocasionalmente se encontrarão perplexos.
Não poderíamos lhe dar uma resposta completa a cada pergunta em um guia – sem que isso se torne uma fonte impenetrável, bíblica em comprimento, um tanto inútil. Portanto, em vez disso, demos o pontapé inicial com nossas melhores dicas. Se quiser se aprofundar, sugerimos que procure artigos mais específicos para iluminar o seu progresso!
Compre sua bicicleta em uma loja local
As lojas de bicicletas estão autorizadas a permanecer abertas neste momento, pois prestam um serviço aos que utilizam o ciclismo como exercício, ou aos trabalhadores essenciais, como médicos e enfermeiras que chegam ao trabalho. Muitos estarão operando de maneira diferente – pode não ser possível navegar de bicicleta na loja, mas você pode pegar o telefone, aconselhar-se e ainda fazer uma compra.
Sua loja local de bicicletas poderá se certificar de que a bicicleta lhe serve, ajudá-lo a se instalar nela, provavelmente lhe oferecer um serviço gratuito de seis meses, e estar lá para ajudá-lo quando tiver dúvidas.
A experiência e o aconselhamento agora lhe pouparão dinheiro a longo prazo, e neste momento as lojas locais de bicicletas realmente precisam de seu apoio.
Não tem certeza de qual estilo de bicicleta você quer?
Em resumo, uma bicicleta de estrada focada na resistência servirá para a maioria dos iniciantes.
Uma bicicleta de ciclocross, de estrada de aventura ou de cascalho pode estar na sua rua se você quiser viajar para fora da estrada, e uma bicicleta híbrida pode ser uma opção se o guidão cair, se sentir intimidado (embora nós o encorajemos a testar uma bicicleta de estrada primeiro).
Se você está entrando na corrida de bicicleta com o objetivo de correr, procure uma bicicleta de corrida de alumínio como a Cannondale CAAD ou a Specialized Allez.
Fique confortável em sua motocicleta
Muitos ciclistas profissionais que já pedalam há décadas ainda estão ajustando sua bike – quando se trata de desempenho, para alguns ciclistas o ajuste da bicicleta é um processo interminável de ajuste baseado em fatores e objetivos individuais.
Entretanto, há algumas diretrizes básicas que podem ser aplicadas a todos os ciclistas que procuram pedalar com conforto e evitar lesões.
A altura ideal do banco pode ser encontrada colocando seu calcanhar no pedal em seu ponto mais distante. Sua perna deve estar reta, portanto, quando você se encaixa, há uma leve curvatura. Você também quer uma leve curvatura nos cotovelos – você sabe que o alcance é certo quando a roda dianteira do cubo desaparece de vista sob o guidão quando você está pedalando na parte de cima.
Aprenda a consertar um furo
São incontáveis as histórias de furo de pneu e apuros que ciclistas passam por não saber consertá-los. Às vezes, até mesmo carregam ferramentas importantes para dar conta do serviço, a exemplo de câmaras, bombas e alavancas, mas não fazem a menor ideia do que fazer com elas. Desse modo, vale a pena investir nesse conhecimento já desde o início!
Não há nenhuma boa razão para que qualquer ciclista se veja preso no meio do nada com um pneu furado e sem meios para consertá-lo.
Se você não sabe como consertar um furo, peça a alguém em uma loja de bicicletas, a um amigo, ou na internet, para lhe ensinar. Depois, pratique em casa até que seja fácil.
Invista em algumas peças-chave do kit
O ciclismo pode, a princípio, parecer um hobby bastante caro. E pode se tornar assim, mas não precisa ser. Você não precisa usar um guarda-roupa que se adequaria a um membro do elenco do filme Power Rangers para se sentir confortável. Os itens em que aconselhamos que você invista são:
- Capacete
- Trava (se você planeja deixar a moto em qualquer lugar)
- Luzes para bicicleta
- Luvas (no inverno)
- Calções de ciclismo acolchoados (ou collants no inverno), uma camada base, camiseta e jaqueta impermeável de qualidade
- Sapatos e pedais
- Bomba de esteira (para uso em casa), mini bomba, kit de reparo de furos
Sem dúvida você vai querer comprar mais kits e acessórios de bicicleta a tempo, mas esses são os essenciais.