Quer ser um ciclista melhor? Basta pedalar. Cada vez que você gira os pedais, você naturalmente melhora um pouco. Assim, a primeira dica informal vai sendo esta: a prática!
É claro que uma ponta bem colocada, um truque ou uma pepita de sabedoria pode ajudá-lo a alcançar algo que de outra forma você não aprenderia durante anos. De modo que aqui está uma generosa ajuda de sabedoria dos treinadores, fisiologistas e ciclistas mais habilidosos e conhecedores do mundo.
1 – Ombros
Para evitar a dor muscular e a fadiga, não se preocupe com seus ombros. Incline a cabeça a cada poucos minutos para evitar a fadiga muscular do pescoço. Melhor ainda: pare para admirar a paisagem.
2 – Movimentos
Deslizando para trás ou para frente na sela, você pode enfatizar diferentes grupos musculares. Isto é útil em uma subida longa como forma de dar descanso a vários músculos enquanto outros assumem o trabalho. O movimento para frente acentua os quadríceps, enquanto o movimento para trás enfatiza os tendões e os glúteos.
3 – Use os dentes
Se você não estiver confortável tirando as duas mãos da barra, depois de puxar uma manga para baixo com a mão oposta, use seus dentes para puxar o tecido empacotado o resto do caminho sobre seu pulso e cobrir sua mão.
4 – Postura
Não mova muito sua parte superior do corpo. Deixe que suas costas sirvam de apoio, com sua bicicleta balançando de um lado para o outro abaixo dela.
5 – Ombros 2
Mantenha seus ombros atrás do eixo da roda dianteira. Muito peso para frente torna a bicicleta difícil de manusear e pode fazer com que a roda traseira pule para o ar.
6 – Remo
Puxe a barra com um movimento de remo para contrariar a força de suas pernas. Isto ajuda a transferir sua energia para os pedais, em vez de desperdiçá-la em movimentos.
7 – Velocitat
Se você não tiver a chance de diminuir a velocidade para um obstáculo como os trilhos ferroviários ou um buraco, puxe rapidamente para cima no guidão para levantar sua roda dianteira. Você ainda pode danificar a roda traseira, ou ela pode sofrer um beliscão, mas você evitará um impacto na frente que poderia causar um acidente.
8 – Postura 2
Cuidado para não se arrastar para a frente na sela e ficar corcunda quando você estiver cansado. Passe para uma marcha mais alta e fique de pé para pedalar periodicamente para evitar rigidez nos quadris e nas costas.
9 – Aperto
Relaxe seu aperto. Em um pavimento liso e sem tráfego, pratique o arraste de suas mãos sobre o guidão. Isto não só ajudará a aliviar a tensão muscular, mas também reduzirá a quantidade de vibração transmitida ao seu corpo.
10 – Mãos
Mudar periodicamente a posição das mãos. Segure o guidão para descidas ou passeios de alta velocidade e as capotas da alavanca de freio para um cruzeiro relaxado. Em subidas longas, segure a parte superior da barra para sentar-se em pé e abrir o peito para facilitar a respiração.
Quando estiver de pé, segure as capotas levemente e balance suavemente a moto de um lado para o outro em sincronia com seus golpes de pedal. Mas sempre mantenha cada polegar e um dedo fechado ao redor do capô ou da barra para evitar que você perca o controle se bater uma batida inesperada.
11 – Barra
A largura do guiador deve ser igual à largura do ombro. Uma barra mais larga abre seu peito para respirar; uma barra mais estreita é geralmente mais aerodinâmica. Escolha a que favorece seu estilo de montar. Posicione o ângulo da barra de modo que a parte inferior, plana, fique paralela ao solo, ou então aponte ligeiramente para baixo, em direção ao cubo traseiro.
12 – Subindo a colina
Se você estiver conduzindo uma linha de passo para cima de uma colina, mantenha sua cadência e pressão no pedal constantes, mudando para uma marcha mais baixa.
13 – Braços
Mantenha seus braços alinhados com seu corpo, não com os cotovelos para fora. Esta é uma maneira fácil de se tornar mais aerodinâmico e ir mais rápido, sem energia extra.
14 – Respiração
À medida que seu esforço se torna mais difícil, aumente a força de sua respiração ao invés da freqüência.
15 – Em grupo
Ao montar em grupo, mantenha sempre suas mãos em contato com seus freios, seja nas gotas ou no capô. Dessa forma, você está sempre preparado para diminuir a velocidade.
16 – Trem
Cruze trilhos ferroviários próximos à beira da estrada. Normalmente é mais suave lá do que no centro.
17 – Visão
Não olhe para a roda traseira que você está seguindo em uma linha de passo. Deixe sua visão periférica vigiar enquanto você olha alguns pilotos à frente para ver o que eles estão fazendo. Então você estará preparado se algo acontecer para fazê-los virar ou mudar de velocidade.