A bicicleta é um objeto que pode ser usado tanto para o lazer, como para a prática de esportes de competição, como o moutain bike.
Mas, independentemente do uso de cada pessoa para com a bicicleta, é imprescindível a priorização pela segurança de cada um, e isso se dá através dos equipamentos corretos. Vamos conhecer quais são e a importância deles.
Segurança e o ciclismo andam juntos
A bicicleta é uma ótima aliada para a prática de esportes, pedalar por praças e parques ou mesmo para participar de uma competição, como mencionamos acima.
Mas, sem os equipamentos corretos, a bike se torna um objeto perigoso que coloca a vida do ciclista e de outras pessoas em perigo. Esses objetos de segurança são obrigatórios para garantir que a bike será utilizada com tranquilidade e adequação.
Antes de sair por aí de bike, preze pela sua segurança e de outras pessoas na rua, assim como os carros, ônibus, motos e caminhões precisam considerar. Não seguir as regras e boas práticas de segurança na bike pode ser um grande risco para todos.
Posso andar sem capacete ou joelheiras com minha bike?
Como falaremos mais para frente nesse artigo, os equipamentos de segurança são essenciais para o ciclista. Não os usar pode aumentar o risco de acidentes com a bike ou que envolvam outras pessoas. Então, é sempre melhor prezar pela segurança.
Quais são os equipamentos que preciso usar durante o passeio com minha bike?
Agora sim, chegamos no ponto. Os equipamentos de segurança podem e devem ser usados por todos os ciclistas, independentemente da idade. Veja quais são e a importância deles:
- A bicicleta não precisa ser nova, mas deve estar em excelentes condições de uso, com os freios funcionando corretamente, as correntes, os bancos e etc.
- O capacete protege o ciclista de traumas na região da cabeça, caso ele caia ou sofra algum acidente grave durante o seu percurso. O capacete deve ser feito de materiais resistentes e aprovados pelo ISO de qualidade.
- As luvas são essenciais para dar mais firmeza nas mãos do ciclista, proporcionando mais aderência na hora de pedalar.
- Os óculos protegem a visão do ciclista, dando-lhe uma maior autonomia para enxergar tudo a sua volta, principalmente em dias onde o sol está forte.
- Os retrovisores, a buzina e os faróis são justamente para sinalizar que há um ciclista passando, principalmente em lugares muito movimentados como avenidas e ruas.
- Se preferir, os ciclistas podem usar roupas e coletes refletores, a fim de aumentar ainda mais a visibilidade deles no caminho, principalmente os que gostam de pedalar à noite.
- Joelheiras e cotoveleiras.
No caso de pessoas que praticam Mountain Bike, podemos citar mais alguns acessórios e equipamentos de segurança específicos além dos que mencionamos acima:
- Uso de sapatilhas específicas com clips que são fixadas nos pedais da bicicleta, gerando mais estabilidade;
- Ciclocomputadores;
- Bar-ends;
- Caramanholas ou garrafinhas;
- Bomba de ar;
- Kit remendo com selante;
- Ferramentas básicas;
- Kit de primeiros socorros;
- Garrafas d´água;
Mecânica e manutenção de bikes prática e fácil de fazer por qualquer pessoa
Imagine que você está pedalando tranquilamente e de repente o pneu da bike fura ou a corrente se solta. O que fazer? Essas situações podem ser ainda mais difíceis se a pessoa estiver sozinha, longe de um posto de manutenção mais próximo.
Nessas horas, é muito importante que o ciclista tenha noções básicas de mecânica e manutenção, pois pode salvar o seu dia! Vamos conferir quais são!
1-Observe se o pneu está muito careca – é imprescindível que seja trocado, pois ele não terá mais tanta aderência em pisos molhados ou secos.
2-Veja se a corrente da bike não está muito folgada ou desgastada, sendo necessário muitas vezes colocar uma nova ou se estiver longe do borracheiro, tente pedalar mais devagar até chegar.
3-Os freios também se desgastam rapidamente, emitindo barulhos de rangidos ou simplesmente param de funcionar. Se você perder o freio em uma ladeira, procure ficar sempre no acostamento e diminuir a velocidade o máximo que der.
Todas as peças precisam passar por manutenção a cada três a seis meses de uso da bike, lembrando que esse tempo pode ser diferente caso a pessoa use muito a bicicleta para praticar trilhas, ecoturismo ou outras aventuras mais radicais.
A bicicleta é a representação ideal de um esporte e exercício aeróbico, pois trabalha praticamente todos os músculos do corpo, deixando-o mais forte e saudável.
O ciclismo é o esporte que pode ser praticado por todo tipo de pessoa, até mesmo as crianças – respeitando o tempo e a velocidade delas. Não há nenhuma contraindicação para andar de bike, a não ser que a pessoa não goste mesmo.
Quanto mais cedo começar a pedalar, melhor será para todo o organismo (interno e externo) e também para a saúde mental da pessoa. Chega de estresse e cansaço!