Para alguns, o lubrificante para bicicletas é uma necessidade sem glamour para manter as peças em movimento. Mas para os obsessivos, ele transcende sua função utilitária e se torna o equivalente em manutenção de bicicleta a um vinho fino, onde a qualidade é da maior importância.
Quer você pegue uma opção acessível ou prefira a versão de maior qualidade que puder encontrar, o fato é que sem o lubrificante adequado aplicado nos lugares certos, seu passeio parará. Veja aqui como usar o lubrificante de corrente de bicicleta e lubrificar as outras partes móveis de sua bicicleta.
Corrente
Sem Lubrificante: Uma corrente seca deixará sair um guincho de furo de orelha e não se deslocará suavemente. Eventualmente, ela enferrujará e poderá quebrar no meio da viagem.
Lubrifique: Mergulhe um pano limpo com desengordurante, como o desengordurante Oranj Peelz Citrus de Pedro. Com sua bicicleta em uma bancada de trabalho, segure a corrente com o trapo enquanto você volta a pedalar para remover a sujeira dos rolos e placas laterais. Repita até que a corrente esteja limpa.
Depois, seque a corrente usando um trapo limpo e a mesma técnica que você usou para limpá-la. Para aplicar o lubrificante de corrente de bicicleta, deposite uma gota no topo de cada elo enquanto você retrocede lentamente por algumas rotações, para que o lubrificante tenha a chance de trabalhar seu caminho para dentro. Limpe o excesso de lubrificante – se você não o fizer, ele pode atrair mais sujeira para sua corrente.
Use um lubrificante leve e impermeável, como o Boeshield T-9 Waterproof Lubricant. Para condições climáticas úmidas, experimente o Chainj da Pedro.
Nunca Use: Óleo de motor – contém ácidos e partículas de metal que podem comprometer a força de uma corrente e fazer com que ela se desgaste mais rapidamente.
Pedais sem cliente
Sem Lubrificante: O engajamento e desacoplamento não será tão suave quanto deveria, e os pedais podem se tornar impossíveis de remover de sua bicicleta.
Lubrifique: Se seu sistema de pedal sem clipe tiver uma mola visível (a área onde suas presilhas se encaixam no pedal), aplique uma gota de T-9 a cada poucos passeios para mantê-lo sem ferrugem e funcionando bem. Espalhe uma camada de graxa, como Phil Wood Waterproof Grease nos pedais cada vez que você instalar os pedais para que eles realmente se movam na próxima vez que você for removê-los.
Nunca use: Usar graxa nas molas dos pedais. Você vai “chicletear” o mecanismo.
Cabos
Sem Lubrificante: Os cabos não deslizarão pelas caixas de forma tão suave, o que afeta negativamente a mudança de desempenho, e serão mais propensos a enferrujar em condições úmidas.
Lubrifique: Desvie o desviador traseiro para a engrenagem/grande engrenagem mais fácil (desviador dianteiro para a engrenagem/grande corrente mais dura). Depois, sem pedalar, clique no seu desviador para mudar para a engrenagem/grande engrenagem mais dura (ou para a pequena corrente na frente).
Isto resultará em uma boa quantidade de folga nos cabos e, em algumas bicicletas, permitirá que você escorregue a carcaça para fora dos batentes de cabos com fendas e revestir os cabos completamente.
Aplique algumas gotas de T-9 nas pontas dos dedos e deslize-as ao longo do comprimento do cabo até que este fique coberto por uma fina película. Limpe a sujeira de seus cabos, prestando atenção especial ao local onde eles passam através da guia do cabo embaixo do suporte inferior. Use o mesmo lubrificante e método de aplicação em seus cabos de freio.
Nunca Use: WD-40 é um solvente, não um lubrificante. Se seus cabos e caixas estiverem tão gomados que você precise de um solvente, é melhor substituí-los do que fazer manutenção improvisada neles.
Pontos de Pivô
Sem Lubrificante: Os pontos nos quais as partes individuais de seus freios e desviadores girarão não se moverão tão suavemente e convidarão à ferrugem.
Lubrifique: Goteje T-9 em cada ponto pivô (desviador traseiro; desviador dianteiro; freio traseiro; freio dianteiro) a cada poucos meses (mais se você montar em condições úmidas) para mantê-los protegidos e funcionando bem. Limpe o excesso de lubrificante para que ele não atraia sujeira.
Nunca use: Lubrificante em pastilhas, rotores ou aros de freio. Se o fizer, você terá dificuldade para desacelerar ou parar. Se você acidentalmente conseguir lubrificante em rotores ou pastilhas de freio a disco, você precisará obter novas pastilhas para estar seguro.
Polias do desviador
Sem Lubrificante: Você não só vai enlouquecer tentando rastrear a causa daquele rangido irritante (comumente causado por roldanas desviadoras negligenciadas), mas as roldanas também não vão girar livremente.
Lubrifique: Limpe qualquer sujeira acumulada nas roldanas do desviador com um pano limpo e desengordurante. Em seguida, aplique uma pequena gota de lubrificante, como Phil Wood Tenacious Oil, nos rolamentos no centro da polia. Dê algumas voltas atrás, depois use um pano limpo para limpar qualquer lubrificante que não tenha funcionado nos mancais. Ele pode ficar bagunçado, então use com moderação.
Nunca use: Lubrificar é muito pesado para esta aplicação, e vai afundar os mancais das polias e atrair sujeira.