As bikes são ótimos meios de transporte e também para a prática de esportes, pois consegue exercer todos os músculos, dar condicionamento físico forte e também estimular o emagrecimento.
Mas, para aqueles que são iniciantes na área de ciclismo, precisam ficar atentos em como escolher as bikes, os equipamentos e quanto tempo irão pedalar por dia ou por semana. Confira as dicas das melhores bikes para iniciantes.
Escolhendo uma bike
Não é necessário investir em uma bicicleta de última geração logo de cara, pois um iniciante ainda está aprendendo como manusear a bike. Tenha em mente os seguintes fatores para escolher uma bicicleta caso seja iniciante:
- Onde você vai andar com ela – em parques, ruas tranquilas, pedalar por esporte;
- Deseja treinar para fazer trilhas;
- A bike deve ser confortável em todos os casos;
Além disso, o ciclista deve optar por roupas adequadas para o esporte, de preferência que tenham um material que permita a pele respirar e transpirar, sem deixar o corpo frio.
– As luvas também são equipamentos essenciais que dão mais firmeza e conforto na hora de pedalar, evitando que as mãos escorreguem ou fiquem suadas.
– Hoje em dia ficou muito mais fácil comprar uma bike, pois a modernidade e a tecnologia permitem que vários modelos estejam disponíveis no mercado. Pode-se inclusive pensar na possibilidade de comprar uma bicicleta usada que tenha tido pouquíssimo uso.
– Para aqueles que moram em regiões litorâneas, as bikes precisam conter uma proteção contra a maresia (pois corrói os materiais de aço, ferro e etc).
– Deve-se também trocar informações com pessoas que já pedalam, facilitando na hora de escolher a sua bike.
Tipos de bicicletas
As bicicletas são confeccionadas de acordo com a altura e o peso do ciclista, pois eles interferem diretamente no equilíbrio e no desempenho da pedalada. Considerando essas informações, vamos conhecer os principais tipos de bicicletas existentes no mercado:
Para o lazer: são aquelas bikes próprias para o lazer e recreação, como por exemplo as Comfort Bikes, Beach Bikes ou as Mountain Bikes mais simples. A geometria dessas bicicletas é mais confortável, sendo também mais robusta. Podem ser usadas nos parques, praças e ruas tranquilas.
Mountain Bikes: são bikes que podem ser encontradas facilmente hoje em dia, sendo mais versáteis, pois encaram tanto os terrenos mais tranquilos como os mais radicais e difíceis. Podem atender até a 80% da necessidade dos ciclistas, pois já saem de fábrica com suspensão na parte frontal e freios a disco nas rodas.
Ciclismo: são bikes que possuem os pneus mais finos e delicados, podendo ser usadas em terrenos e pisos asfaltados, proporcionando uma posição de pedalada muito mais confortável aos ciclistas. Geralmente essas bikes são feitas de alumínio, mas é possível encontrar modelos feitos de fibras de carbono.
Bikes dobráveis: são bicicletas dobráveis, possuem aro 20, podem ser utilizadas no transporte urbano e no dia a dia. Além disso, é possível dobrá-la e levá-la facilmente para qualquer lugar.
Híbridas: são consideradas bikes multiuso, possuindo aro 27 e pneus mistos, próprios para qualquer tipo de terreno, seja asfalto, terra e para cicloturismo. São ideais para o lazer, pois elas são leves e fáceis de utilizar.
Para os ciclistas iniciantes, é sempre bom reforçar o uso de roupas claras, bem como o uso de capacetes e óculos.
Além disso, os ciclistas devem ter uma noção básica sobre segurança e manutenção, para que se saiba o que fazer em caso de emergência ou urgência.
Qual o preço de uma bicicleta simples até uma mais requintada?
Depende da marca, loja onde for comprada e se é nova ou usada. Mas, os preços médios podem ser de R$ 200 á R$ 3.840
Agora que já conhecemos as principais informações sobre as bikes para iniciantes, é hora de colocar a mão na massa para encontrar aquela que seja adequada ao seu estilo e uso.
Pedalar frequentemente proporciona muitos benefícios ao corpo humano, sendo principalmente:
- Ajuda a emagrecer
- Aumenta a imunidade do corpo
- Ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim no sangue
- Acelera o metabolismo
- Fortalece os músculos
- Ajuda a eliminar o estresse, prevenindo também a depressão e a ansiedade
Todas as pessoas estão cada vez mais interessadas pelos esportes, preferindo assim cuidar da saúde e evitando que o corpo fique doente. As principais doenças que podem aparecer quando a pessoa é sedentária, são:
- Hipertensão arterial
- Diabetes
- Estresse crônico
- Obesidade
- Colesterol ruim alto
- Cansaço e fadiga
- Ansiedade
- Depressão
Todos esses problemas podem ser evitados não só com a prática de ciclismo, mas também com qualquer outra atividade física que a pessoa se interesse e queira fazer, aumentando assim a autoestima, o relaxamento e o bem-estar físico e mental.