Seja um ciclista profissional ou amador, é muito importante conhecer os equipamentos da bike e a utilidade de cada um deles, para que assim a pessoa possa ter a melhor experiência e se sinta confortável ao andar de bicicleta pela cidade ou em trilhas.
Um desses equipamentos é o selim ou assento, o lugar onde o ciclista se apoia para pedalar na bike. Ele deve ser confortável e ajustado de acordo com a altura e posição de quem está pedalando, evitando que alguma parte do corpo fique lesionada ou desconfortável.
O que é o selim da bike?
Como mencionamos acima, o selim é a parte do assento da bike, uma das três partes que ficam em contato direto com o ciclista, sendo as outras duas os pedais e os punhos.
Ele não suporta todo o peso do ciclista, pois usa mais dois pontos de contato. O selim é fixado em um canote, onde sua altura pode ser ajustada de acordo com o gosto de quem está pedalando.
Tipos de selim de bike: como escolher o melhor?
Existem vários tipos de selim de bike no mercado, mas, é preciso escolher o que for mais adequado à sua altura e postura na bicicleta, para que fique confortável o ato de pedalar.
Se a pessoa pedala muito na vertical, é preciso que ela escolha um selim mais curvo e almofadado. Mas, se o ciclista costuma pedalar de forma mais radical e agressiva, o ideal é um selim mas plano e estreito.
O tamanho ideal de um selim é de mais ou menos 2 cm mais largo em relação aos ísquios, os ossos que se encontram na parte inferior da pélvis e que sustentam o corpo enquanto a pessoa pedala.
Bike urbana: pode conter selins mais macios ou com amortecedores, bem como uma ponta mais curta para dar mais conforto ao pedalar.
Bike de estrada: possuem selins de formato em V, sendo assim mais lisos e estreitos, evitando que haja atrito entre a parte interior das coxas do ciclista e o assento, permitindo que ele se movimente livremente.
Mountain Bike: os selins desse tipo de bike podem ter uma camada de preenchimento acima dele, seja de gel, espuma ou outro material que proporcione mais conforto e menos impacto. Os selins podem ser mais estreitos na frente e mais largos atrás.
Triatlo: já que os triatletas passam muito tempo pedalando mais na ponta do selim – em posição bem horizontal – o indicado é que ele seja mais estreito, plano e com a parte da frente mais longa.
Dicas extras sobre o selim de bike
– Nem sempre um selim acolchoado significa que é o ideal para a sua bike, pois muitos deles começam a deformar ou se soltar devido ao uso. Esses detalhes devem ser vistos antes da compra da bike, para então saber como conservar o material de cada selim.
– O selim pode ser diferente para homens e mulheres, pois terem o quadril mais largo e os ossos ísquios mais distantes, elas necessitam de um selim mais largo e uma ponta mais curta. Para os homens, o selim deve ser mais estreito e com a ponta mais longa.
– Não existe um selim único para uma pessoa, já que somos diferentes uns dos outros, principalmente na altura e no peso. Um selim bom para uma pessoa pode não ser para outra, devido a anatomia de cada corpo.
– Por isso, antes de comprar a sua bike dê uma boa testada nela para ver se todas as partes se adaptam ao seu corpo e altura, bem como os ajustes dos punhos.
– Para não cansar muito enquanto anda de bike – principalmente nas subidas – deve-se controlar a respiração, inspirando fundo o ar bem devagar, soltando-o como se estivesse apagando uma vela.
– Deve-se manter o ritmo de pedalada pelo menos em 90 RPM, para aproveitar melhor a respiração – sem ficar cansado (a) rapidamente.
– Pedalar com a postura em pé pode cansar mais, principalmente nas subidas. O ideal é ir intercalando as pedaladas, evitando fazer muito esforço de uma vez só.
– Se a subida for muito pesada, pode-se tentar subir em forma de zigue-zague, fazendo com que o ciclista ganhe mais força na inclinação da bike, o que pode ser muito vantajoso para subir mais rápido.
– Para evitar a transpiração em excesso, engate a marcha lenta da bike e suba no seu ritmo, evitando respirar depressa demais. Usar roupas leves e que permitam a pele respirar podem ser uma boa opção.
– No mais, respeite o limite do seu corpo na hora de pedalar, evitando sobrecarregar a respiração ou se esforçando demais desnecessariamente.
Pedalar deve ser algo leve e não forçado ou fora do normal. Deve-se ter em mente que a bicicleta é também um meio de transporte de passeio ecológico e fácil de utilizar.